Vereador

ERNANE MOREIRA DIAS
Eleito para a legislatura de 2013/2016, sendo este o seu primeiro mandato. Eleito como vice-prefeito para o mandato 2017/2020. Eleito novamente para vereador para o mandato 2021/2024. Natural da cidade de Alpinópolis - MG, nasceu em 1968, reside no Bairro Nossa Senhora Aparecida em Fortaleza de Minas-MG. Casado com Virlene com quem tem três filhos. Exerce atividade de motorista.

Requerimentos
051/2024 / AO SETOR DE EPIDEMIOLOGIA Requer seja realizado trabalho de combate a infestação de caramujos que voltou a ocorrer no Bairro Bom Jesus em Fortaleza de Minas-MG.
040/2024 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de ser feito cascalhamento da subida do sítio do Sr. João Gustavo. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, as más condições do trecho que tem dificultado a subida de veículos para chegar na propriedade.
028/2024 / AO EXECUTIVO, COM CÓPIA AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO Requer seja verificada possibilidade de erguer uma mureta nas laterais do Córrego Quim Brito, porque a ponte já foi reerguida no sentido de haver maior passagem de água, mas, não resolveu o problema. Caso não seja possível a construção da mureta mencionada, que seja estudada outra possibilidade para evitar que a água transborde. Requer ainda, que tenham mais cuidado com as grades de proteção do referido Córrego, pois, já estão enferrujadas e tortas, necessitando de manutenção. Requer reforma e pintura da referidas grades, visando melhorar o visual da cidade.
023/2024 / AO EXECUTIVO, COM CÓPIAS AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO E AO CHEFE DO SETOR DE FAZEN Requer seja realizado recapeamento de trecho da Rua João do Prado Carvalhaes, mais especificamente, no trecho onde se localiza o depósito de gás do Tacílio. Tendo explicado que o local não fazia parte da rua, e com o tempo fizeram um trabalho com cimento, o qual se quebrou devido ao grande peso de caminhões. Requer seja verificada a possibilidade de colocar massa asfáltica no local de forma que fique mais resistente. Por sugestão do Presidente da Casa requer também, seja verificada esta possibilidade para o trecho aos fundos da Mercearia Souza.
022/2024 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de serem colocados bloquetes em trecho de terra entre a Loja da Terezinha Deró até a Quadra de Esportes Municipal, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, já localizada no Loteamento Oraida de Melo Costa.
217/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer seja coberto com massa asfáltica trecho na Rua Espírito Santo, em frente à residência do Sr. Adriano Alves da Silva, o qual foi aberto para instalação de rede de esgoto. O presente requerimento se justifica pelo fato de que a abertura foi coberta apenas com terra e quando chove acumula água, logo, quando os veículos trafegam pela via, espalham esta água barrenta pelas paredes, portões, grades e janelas, das residências próximas, em especial na residência do Sr. Adriano.
209/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada a manutenção de rampa da farmácia municipal na Rua Santa Cruz, visando facilitar o acesso para cadeirantes e até evitar acidentes com quem trafega pelo local.
208/2023 / AO EXECUTIVO Requer autorização para que determinado grupo de cidadãos do Bairro Nossa Senhora Aparecida, juntamente de artista profissional da área, possam grafitar o muro do Estádio Tio Veio.
205/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer a limpeza de parquinho localizado próximo da Mercearia Souza (do Pedrinho), pois, o mato cresceu muito e as crianças frequentam o local.
199/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer seja realizada a limpeza roçada) em trecho/ trilho atrás do Estádio Tio Veio, visto que o mato se encontra alto e o tráfego de pessoas é grande. Justifica-se o presente requerimento em face de que com o mato alto os riscos de os cidadãos que passam pelo local serem picados por algum inseto/animal peçonhento ocorrem. Requer também seja realizada a roçada dos Estádios Tio Veio e Beira Rio, tendo em vista, que o mato já está bem alto e se demorar mais um pouco irá dificultar a realização deste serviço com o tratorzinho.
198/2023 / AO CHEFE DO SETOR DO SETOR FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer seja realizada a limpeza do alambrado do CEMEI Silvânia Leão do Prado. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o fato de que o mato está tomando todo alambrado em questão.
195/2023 / AO EXECUTIVO Requer sejam instalados postinhos (de cimento ou metal) na quadra de esportes do Bairro Nossa Senhora Aparecida. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o fato de que a referida quadra vem sendo utilizada por populares para jogar vôlei, no entanto com a falta de tais postinhos a rede tem sido amarrada no alambrado do local.
189/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer sejam substituídas lâmpadas de um dos lados da quadra de esportes do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Requer sejam verificadas as condições de tais lâmpadas, tendo em vista, o fato de as mesmas terem sido trocadas há pouco tempo e já terem demonstrado defeito.
187/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer seja verificada a situação em relação aos diversos cavalos que estão soltos pelas ruas da cidade e sejam tomadas as providências necessárias no sentido de apreendê-los. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, que há alguns dias tais animais voltaram a perambular pelas ruas da cidade, bem como, nos trechos sentido Passos e Jacuí, podendo causar graves acidentes para quem trafega por estes locais.
178/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer a manutenção de mata burro localizado no local conhecido com “travessia do mel”, descendo da propriedade do Sr. Celinho Vidigal, saindo na estrada principal, mais especificamente na descida do Sr. Hercilio, abaixo da propriedade do deputado Antônio Carlos Arantes. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, a realização de evento ciclístico no dia 12/11 em que um dos trajetos passará por este mata burro, e fazendo a devida manutenção irão evitar acidentes com os atletas.
175/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer seja realizada a limpeza ao redor da quadra de esportes localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida, pois, quando chove escorre muito barro para dentro da referida quadra, principalmente no espaço próximo do barranco. Requer também a manutenção dos banheiros da referida quadra os quais se encontram trancados atualmente, porém, como há pessoas participando das danças e de jogos de vôlei, há necessidade de manter o local aberto para uso visando evitar constrangimentos de terem que pedir, por exemplo, para usar o banheiro de algum morador próximo desta quadra.
170/2023 / AO EXECUTIVO Requer informações sobre a dívida do ex-prefeito Jovani Neferson de Souza para com o município de Fortaleza de Minas-MG. Requer ainda informações se o ex-prefeito já efetuou algum tipo de pagamento desta dívida. Em caso afirmativo, qual valor foi pago. Requer também, informações se o ex-prefeito ainda possui dívida com o município de Fortaleza. Em caso afirmativo, qual o valor correspondente a esta dívida a quitar. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o fato de este vereador estar ouvindo muitas conversas diferentes as quais despertaram a vontade de fazer esta solicitação para saber de fato como está a situação.
164/2023 / AO EXECUTIVO Requer a substituição das lâmpadas da quadra do Bairro Nossa Senhora Aparecida, pois, existe grupo de dança que está utilizando o espaço em determinado dia da semana para ensaios, e em outro dia estão jogando vôlei.
145/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de instalar placas de energia solar na Escola Municipal Professora Alzira Álvares, no CEMEI Silvânia Leão do Prado, e também em todos os prédios públicos da cidade, pois, iria ajudar bastante nas questões financeiras futuras do município.
139/2023 / AO EXECUTIVO Requer a instalação de aparelhos de academia ao ar livre no Bairro Nossa Senhora Aparecida, onde anteriormente existia um parque infantil em espaço próximo do Estádio Tio Veio e da Mercearia do Pedrinho. Justifica-se o presente requerimento pelo fato de que foram retirados alguns brinquedos do local porque estavam danificados, bem como, a casinha da árvore, porque havia risco de as crianças se machucarem, e visando o bem estar dos moradores próximos ao local, aproveitando o espaço livre, o ideal seria a implantação destes equipamentos.
136/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja verificado problema referente à água que está escorrendo pelo terreno do Sr. Miguel Emídio conhecido como “Miguel do Dico”, tendo em vista, este escoamento estar prejudicando a garagem deste cidadão. Requer seja verificada a possibilidade de encanar ou de serem colocadas manilhas visando melhorar as condições, pois, quando chove a água escorre de cima para baixo causando estragos. Informado pelo vereador Ernane Dias que o problema maior está na boca de lobo localizada em frente à residência do Sr. Omélio, pois, quando chove muito, esta boca de lobo não aguenta a quantidade de água a qual escorre para dentro do quintal do Sr. Omélio, fazendo com que inunde mais na parte de baixo que é justamente na propriedade do Sr. Miguel. Entende que primeiramente o serviço deve ser feito nesta boca de lobo, porque se depois deste serviço a água escoar para baixo, será em quantidade menor, pois, o Sr. Miguel construiu garagem, e também foi construída residência pelo programa minha casa minha vida na divisa dos lotes de forma que a passagem desta água foi obstruída, e o medo do Sr. Miguel é de quando inundar a água entre na referida garagem.
98/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja implantada placa de sinalização de “Área Escolar”, bem como, seja construído quebra mola, antes da entrada de acesso a primeira Rua do Residencial Oraida de Melo Costa, Rua denominada Oraida de Melo Costa. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, reduzir a velocidade dos veículos e facilitar o tráfego de alunos, pais, responsáveis e também os professores. Sugere-se ainda, que a placa que impede o trânsito que é colocada na Rua José Álvares da Costa no horário da saída dos alunos do CEMEI e da Escola Municipal, possa ser colocada um pouco mais acima do lugar onde atualmente o fazem, visando facilitar o tráfego de veículos de pais de estudantes que vão até o local para levar e buscar seus filhos.
76/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de aumentar a abertura de bueiro próximo da residência do cidadão conhecido como “Dirceu da Sorveteria”, visto que de acordo com este cidadão, apesar de as manilhas serem grandes, a abertura do bueiro é pequena, e quando chove em grande quantidade a água invade sua residência e a situação fica crítica. O presente requerimento se justifica, visando também evitar com que a água permaneça parada, podendo inclusive virar criadouros do foco do mosquito da dengue.
72/2023 / AO EXECUTIVO REITERA REQUERIMENTO Nº 136/2022 o qual requer a construção de armários de alvenaria, ou a implantação de armários de aço na Escola Municipal Professora Alzira Álvares e no CEMEI. O presente requerimento se justifica para que os materiais escolares mais pesados permaneçam guardados nas referidas instituições de ensino e com isso os alunos levem para casa apenas o material referente à tarefa escolar. Requer inclusive, a implantação destes armários na nova escola recém inaugurada. Ressalte-se que existe lei que dispõe sobre a quantidade de peso referente a materiais escolares que os alunos podem carregar em suas mochilas.
98/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja implantada placa de sinalização de “Área Escolar”, bem como, seja construído quebra mola, antes da entrada de acesso a primeira Rua do Residencial Oraida de Melo Costa, Rua denominada Oraida de Melo Costa. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, reduzir a velocidade dos veículos e facilitar o tráfego de alunos, pais, responsáveis e também os professores. Sugere-se ainda, que a placa que impede o trânsito que é colocada na Rua José Álvares da Costa no horário da saída dos alunos do CEMEI e da Escola Municipal, possa ser colocada um pouco mais acima do lugar onde atualmente o fazem, visando facilitar o tráfego de veículos de pais de estudantes que vão até o local para levar e buscar seus filhos.
76/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de aumentar a abertura de bueiro próximo da residência do cidadão conhecido como “Dirceu da Sorveteria”, visto que de acordo com este cidadão, apesar de as manilhas serem grandes, a abertura do bueiro é pequena, e quando chove em grande quantidade a água invade sua residência e a situação fica crítica. O presente requerimento se justifica, visando também evitar com que a água permaneça parada, podendo inclusive virar criadouros do foco do mosquito da dengue.
72/2023 / AO EXECUTIVO REITERA REQUERIMENTO Nº 136/2022 o qual requer a construção de armários de alvenaria, ou a implantação de armários de aço na Escola Municipal Professora Alzira Álvares e no CEMEI. O presente requerimento se justifica para que os materiais escolares mais pesados permaneçam guardados nas referidas instituições de ensino e com isso os alunos levem para casa apenas o material referente à tarefa escolar. Requer inclusive, a implantação destes armários na nova escola recém inaugurada. Ressalte-se que existe lei que dispõe sobre a quantidade de peso referente a materiais escolares que os alunos podem carregar em suas mochilas.
65/2023 / AO CHEFE DO SETOR DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO DO MUNICÍPIO Requer seja utilizado trator adquirido há pouco tempo, para realizar a roçada da grama do campo de futebol do Bairro Caieiras, trator este que é utilizado para fazer a manutenção, por exemplo, da grama do Estádio Tio Veio. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, este vereador ter sido procurado pelo cidadão conhecido como Dilsão, morador do Bairro, o qual solicitou apoio neste sentido, em face de que ocorrerá jogo de futebol no referido campo e a grama encontra-se alta.
56/2023 / AO EXECUTIVO Requer sempre que possível possa enviar servidor para fazer limpeza e manutenção do parquinho infantil se localiza mais especificamente em frente a Mercearia Souza e próximo do Estádio Tio Veio. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, que várias crianças brincam no local e o mato cresce com freqüência, e com isso os próprios moradores é que estão fazendo esta manutenção, visando evitar, por exemplo, que seus filhos sejam picados por animais peçonhentos.
55/2023 / À DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, LAZER, ESPORTE E TURISMO Requer sejam instalados novamente cabos de fiação elétrica que foram furtados do Estádio Tio Veio. Sugere-se seja disponibilizado servidor para zelar do local ao menos duas vezes na semana, visando manter a grama, os vestiários, e todo o entorno do campo organizado, tendo em vista, que os jogos estão voltando a acontecer, o local é grande e foi gasto um bom valor financeiro na reforma do Estádio. Enfatiza-se que a prefeitura já possui este material de eletricidade para acender os refletores, e que foi contratado prestador de serviços elétricos que poderia estar realizando também esta instalação.
49/2023 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários no sentido de realizar limpeza na Praça Nossa Senhora Aparecida no sentido de retirar o excesso de loco impregnado no calçamento da mesma. Requer ainda, seja dada manutenção necessária n sentido de eliminar trincas/rachaduras, bem como, refazer as partes que estão quebradas no calçamento mencionado. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, os riscos que estas situações podem trazer para quem trafega pela Praça, podendo ocorrer de algum cidadão cair, causar acidentes, etc.
48/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de voltar a ser ministradas aulas de informática nas Escolas Municipais. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, este vereador ter sido procurado por algumas pessoas/pais de alunos que solicitam apoio no sentido.
46/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja realizada manutenção de mata burros no Bairro Córregos. É importante informar que este vereador foi procurado por cidadão morador do Bairro do qual não se lembra o nome, que relatou que Vossa Senhoria sabe onde é o local, e que o mata burro que necessita de manutenção se encontra quebrado.
45/2023 / À DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, LAZER, ESPORTE E TURISMO Requer tendo em vista, que os atletas do time de futebol da categoria sub-17 estarão disputando campeonato em São Sebastião do Paraíso, e que os mesmos, além do responsável por eles não tem condições de custear transporte, ida e volta e nem a matrícula para participar do referido campeonato, seja verificada a possibilidade de ceder transporte para tais atletas, bem como, de custear a matrícula mencionada, pois, entende-se que é um incentivo para estes atletas que gostam de futebol. Sugere-se que também acompanhe tais atletas o treinador Dalvan.
43/2023 / AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO Requer EM REGIME DE URGÊNCIA seja feita visita na residência da cidadã conhecida como Fia do Clésio, na Rua Expedito Gonçalves Silva, para verificar situação de meio fio que se encontra quebrado. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, o fato de o cidadão Clésio estar com problemas de saúde, necessitar passar pelo local com cadeiras de rodas ou maca, o que tem sido praticamente impossível. Requer ainda seja melhorada a entrada para a residência desta cidadã para facilitar o trajeto de seu esposo quando necessário sair, visto, as dificuldades e riscos, por exemplo, o fato de que na referida residência esteve presente profissional de enfermagem para fazer determinado procedimento com o paciente, e que tal profissional quase caiu no degrau.
19/2023 / AO EXECUTIVO REITERA REQUERIMENTO Nº 135/2022, o qual requer seja construída calçada em espaço pertencente ao Estádio Tio Veio, especificamente localizado na subida da Rua São Benedito. O presente requerimento se justifica pelo fato de já terem sido feitas diversas solicitações neste sentido, bem como, pelo fato, de os moradores próximos, estarem reclamando. Enfatiza-se que na opinião do vereador, os mesmos estão certos devido ao excesso de sujeira que sempre se acumula no referido espaço. Ressalte-se que os entulhos e lixos que são jogados no espaço estão relacionados ao fato de não haver calçada, e que este vereador entende que se a referida calçada já existisse não haveria motivo para jogarem lixo e entulhos no mesmo.
10/2023 / AO EXECUTIVO Após ter sido cobrado por várias pessoas as quais questionam se a Rua Copasa, localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida, ao lado da saída para o Pesqueiro do Tisgo, dá acesso ao novo loteamento, pois, devido a existência de um muro, as pessoas não sabem e questionam se será dada sequência na Rua, ou se o muro pertence a residência ao lado. Requer informações se o local (muro construído até a chegada na primeira rua do novo loteamento), é sequência da Rua Copasa, bem como, informações do que irá ser feito, pois, se for sequência da referida Rua, infelizmente o muro terá que ser retirado para que os proprietários de lotes daquele local possam iniciar suas obras.
09/2023 / AO EXECUTIVO Requer informações de como foi feita a ligação da rede de esgoto da Rua Copasa que dá acesso a ETA, pois, foram recebidas reclamações de que em tal Rua não existe rede de esgoto, porém, existem algumas residências. Requer esclarecimentos, uma vez supostas informações de populares de que na Rua das mesmas não possui tal ligação. Requer ainda, caso a referida ligação seja feita de alguma forma diferente da corriqueira, que a mesma seja construída de forma tradicional, visando atender pedido de moradores da via mencionada.
01/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja feita contratação de médico psiquiatra para atender a população fortalezense, tendo em vista, a necessidade deste profissional no município. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, a referida contratação ser de grande importância para a cidade, pois, desta forma a administração não necessitará transportar cidadãos que precisem deste tratamento até a cidade de Passos para serem atendidos através do CISMIP.
144/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de construir quebra-molas na Rua onde reside o Sr. Reginaldo Ferreira (conhecido como Zé Bundinha), mais especificamente localizada no local conhecido como Sítio Rotatória. O presente requerimento se justifica pelo fato de alguns veículos estarem trafegando em alta velocidade pela referida via.
136/2022 / AO EXECUTIVO Requer a construção de armários de alvenaria, ou a implantação de armários de aço na Escola Municipal Professora Alzira Álvares e no CEMEI. O presente requerimento se justifica para que os materiais escolares mais pesados permaneçam guardados nas referidas instituições de ensino e com isso os alunos levem para casa apenas o material referente à tarefa escolar. Requer inclusive, a implantação destes armários na nova escola que está sendo construída. Ressalte-se que existe lei que dispõe sobre a quantidade de peso referente a materiais escolares que os alunos podem carregar em suas mochilas.
135/2022 / AO EXECUTIVO Requer requerer seja construída calçada em espaço pertencente ao Estádio Tio Veio, especificamente localizado na subida da Rua São Benedito. O presente requerimento se justifica pelo fato de já terem sido feitos diversas solicitações neste sentido, bem como, pelo fato, de os moradores próximos, estarem reclamando. Enfatiza-se que na opinião do vereador, os mesmos estão certos devido ao excesso de sujeira que sempre se acumula no referido espaço. Ressalte-se que os entulhos e lixos que são jogados no espaço estão relacionados ao fato de não haver calçada, pois, entende que se a referida calçada já existisse não haveria motivo de jogarem lixo e entulhos no mesmo.
128/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja implantado guard rail do lado direito, na saída para Passos-MG, onde foi construída pista de caminhada, pois, no início da referida construção o trecho ficou um pouco apertado, e desta forma evitará a ocorrência de acidentes.
122/2022 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários, e sejam tomadas providências para a realização de operação tapa buracos em trecho próximo da loja da Sra. Terezinha Deró, o qual foi aberto para construção de rede de esgoto, uma vez que quando chove e os moradores próximos trafegam pelo local, levam lama para dentro de suas residências. Os demais vereadores concordaram com os argumentos do vereador Ernane Dias, ressaltando que o espaço é pequeno, que o serviço é feito com rapidez e terá custo baixo ao município.
121/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja instalada grade de proteção em local específico da parte externa da Policlínica Municipal, pos, naquele espaço entre a porta principal da policlínica, divisa com a residência do Sr. Pio Antonio Corrêa, existe banco onde diversas pessoas aguardam por atendimentos ou transportes para outros municípios, mas, neste local existe degrau de altura mais elevada que oferece riscos de os pacientes caírem, acontecerem acidentes, etc., inclusive há informações de que uma criança por pouco não caiu deste degrau. Reforçando a solicitação, tendo em vista, evitar riscos de acidentes aos pacientes que naquele local aguardam por atendimento na policlínica ou até mesmo por transporte para tratamentos de saúde em outros municípios da região, requer sejam feitos os esforços necessários, e seja implantada grade de proteção no local acima mencionado.
108/2022 / AO EXECUTIVO Requer que além do ônibus que já é liberado pela administração para o transporte dos congadeiros, também seja liberado, motorista para realizar este transporte, tendo em vista o fato de as despesas dos ternos de congo ser altas, e ainda, de estar levando o nome da cidade de Fortaleza onde forem se apresentar. Sugerido que o motorista que aceite fazer este transporte, possa ter direito a um dia de folga, tendo em vista, que as apresentações geralmente ocorrem aos finais de semana.
102/2022 / AO EXECUTIVO Apresenta modelo de “Programa Bolsa Atleta” (auxílio financeiro), para que com sensibilidade, junto ao setor de esportes e a procuradoria jurídica deste município, possa ser estudada a possibilidade e a legalidade de o referido Programa ser implantado no município de Fortaleza de Minas-MG, o qual muito acrescentará ao esporte municipal.
94/2022 / AO EXECUTIVO Requer a construção de escada no Estádio Tio Veio, na lateral, sentido a quadra de esportes próxima do local. O presente requerimento se justifica, pois, quando ocorrem jogos neste Estádio, a bola cai próxima da quadra e existe um portão na lateral do referido campo, porém, por não haver escada, o local é alto para saírem e buscar a bola, o que tem trazido dificuldades, mas, com a construção da escada haverá melhora no acesso e evitará possíveis acidentes.
92/2022 / AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO Requer seja verificado junto ao Sr. Deginey Dias quanto aos restos de materiais de construção e equipamentos que se encontram na esquina entre as Ruas Primeiro de Março e Padre Licínio, em obra do cidadão acima citado, para que os mesmos sejam guardados. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, que este vereador está sendo cobrado por diversas pessoas, e ainda, porque realmente está difícil passar pr aquele trecho para irem na Praça, pois, naquele local já tem pouco espaço para estacionar veículos e com a areia, demais materiais e a betoneira que estão no referido local, atrapalha o tráfego de veículos e tem trazido riscos de acidentes. Sugerido que o proprietário da construção guarde estes materiais e equipamentos de trabalho dentro da própria obra onde há espaço para isso, dessa forma irá ajudar a cidade a ficar mais bonita, assim como, facilitará o tráfego de veículos pelas ruas mencionadas. Tendo sido citado sobre os trabalhadores que vem da zona rural de ônibus, que há poucos dias quase ocorreu acidente, pois, o ônibus vinha descendo e quase bateu em um carro, e ainda, se acontecer de perder o freio pode inclusive ocorrer uma tragédia.
91/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja estudada possibilidade e seja implantada placa com o nome do cidadão que construiu, e a data da construção, da imagem de Nossa Senhora Aparecida na entrada da cidade de Fortaleza de Minas-MG.
85/2022 / AO EXECUTIVO Requer se possível sejam feitos investimentos maiores pela própria administração municipal nos lotes localizados na entrada da cidade, os quais já possuem condições de serem construídas residências, para que seus proprietários possam dar inícios nas referidas construções. Por sugestão do vereador Ryan Silva, até que seja regularizada pendência junto a COPASA, em relação ao novo loteamento, que o executivo possa dar início na infraestrutura dos locais onde já existe a possiblidade de se construir.
74/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja realizada manutenção/limpeza (passar máquina), nos terrenos da entrada da cidade sentido ao município de Passos-MG. Sugerido pelo vereador Ernane Dias fosse feita limpeza das margens da referida Rodovia, no intuito de melhorar a visibilidade também para os diversos motoristas que trafegam por ambos os lados daquele trecho, tendo em vista, que por alguns vezes é possível verificar que no trecho citado, ainda permanecem alguns animais (cavalos) soltos, e com a referida limpeza, ajudará na prevenção de acidentes.
69/2022 / DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA DE DO MUNICÍPIO Requer seja verificada a possibilidade de disponibilizar profissional de enfermagem, para permanecer no Estádio Beiro Rio, durante os finais de semana em que estão acontecendo o campeonato de futebol Society, visando prestar os primeiros socorros aos jogadores contundidos.
47/2022 / DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, LAZER , ESPORTE E TURISMO D Requer seja realizada manutenção geral do Estádio Tio Veio e Beira Rio, visto que, são cartões postais do Município, tendo salientado que com as devidas manutenções poderão promover mais o esporte aos Fortalezenses e permitir a realização de campeonatos com o empréstimos destes Estádios aos atletas da região.
43/2022 / EXECUTIVO Requer seja realizada manutenção com máquina na saída da propriedade (garagem) do Sr. José Reis Tomaz, mais conhecido como Zeca, localizada na primeira rua do novo loteamento do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Tendo em vista, que a referida garagem dá acesso à estrada do Loteamento Oraida de Melo Costa, a qual se encontra em más condições de tráfego devido à grande quantidade de buracos, e com isso, o cidadão está encontrando dificuldades de sair com seu veículo.
42/2022 / EXECUTIVO Requer seja feita visita e retirada de coqueiro/palmeira na Avenida Otávia Augusta de Souza, em frente a propriedade da Sra. Divina Lopes, pois, o mesmo tem altura extensa, e por isso, está trazendo riscos para aquela residência, e para as demais próximas desta palmeira, tendo a cidadã expressado seu medo em relação a queda deste coqueiro.
34/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer que assim que possível seja feito cascalhamento na estrada sentido Comunidade do Silêncio, mais precisamente próximo da porteira. Visto, que com o excesso de chuva o local se torna intransitável devido ao acúmulo de barro.
33/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja realizada manutenção de mata burro, próximo da propriedade do Sr. Luiz Messias, no Bairro Areias, tendo em vista, a falta de dois ripões. Tendo em vista ainda, que estão sendo utilizados eucalipto no lugar dos referidos ripões.
26/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja realizada manutenção das margens da estrada Fortaleza sentido Mineradora Extrativa, mais especificamente, iniciando-se próximo ao Pesqueiro do Mamão até trevo mais a frente existente. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, a grande quantidade de \"cana da índia\" que foi plantada em ambos os lados desta estrada, a qual está praticamente cobrindo o trecho, trazendo dificuldades para os cidadãos que praticam caminhada, assim como, riscos de ocorrerem acidentes com automóveis.
17/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja construída calçada do Estádio Tio Veio localizada no final da Rua São Benedito, entroncamento com a Rua Bonifácio Álvares da Costa, tendo em vista, o recebimento de reclamações do excesso de sujeira, lixo e folhas, sendo os mais prejudicados os moradores próximos.
11/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada manutenção (Operação Tapa Buracos) em trecho que liga a Rua Oraida Melo Costa, a Rua São Benedito, mais especificamente ao lado da Quadra de Esportes Municipal, até próximo a Loja da Terezinha Deró.
02/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer sejam feitos os esforços necessários, no sentido de realizar a manutenção de cratera próxima da propriedade do senhor José Ilídio. È importante ressaltar que este vereador se deparou com uma cratera imensa perto do referido local, havendo grande risco de ocorrer acidentes.
201/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada a manutenção da grama do Estádio Tio Veio, tendo em vista, estar muito alta.
186/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade e sejam feitos os esforços necessários no sentido de conceder abono natalino a todos os servidores públicos municipais.
181/2021 / AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO COM CÓPIA PARA O FISCAL DE OBRAS Requer seja realizado estudo na Rua Bonifácio Álvares da Costa, entre as residências do Sr. Vicente Vilaça e Sr. Leandro Lima, pois, quando chove a água entra dentro das garagens destas residências. Ressalte-se que já foi encaminhado requerimento neste sentido ao setor de engenharia, porém, no período das secas, e por isso não havia como fazer estudo para verificar o que poderia ser feito, mas, como as chuvas voltaram, requer seja realizado tal estudo e seja feito o serviço visando sanar o problema assim que possível.
180/2021 / A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, LAZER, ESPORTE E TURISMO Requer seja verificada as condições das quadras dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Bom Jesus, seja dada manutenção, e sejam instaladas luminárias, tendo em vista, que as atividades e os jogos de futebol estão voltando a ser praticados. Requer também, seja verificada a possibilidade de realizar campeonato entre os servidores municipais no fim do ano, conforme já realizado anteriormente, visando descontrair, uma vez que a pandemia deu uma amenizada, mas, utilizando ainda todos os métodos necessários de segurança em relação à COVID-19.
175/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja feito levantamento junto ao setor tributos do município e seja verificada a dívida referente ao IPTU da cidade. Após, requer seja implantado programa para que os cidadãos em débito possam quitar suas dívidas com o município. Sugere-se que verifiquem junto ao setor fazendário da cidade de Passos, a qual implantou o referido projeto, para averiguar de que forma foi feito, no intuito de que seja implantado nos mesmos moldes no município de Fortaleza de Minas, pois, no município vizinho retiraram os juros da dívida, e ainda parcelaram a mesma, de forma a facilitar o pagamento por parte do cidadão, e consequentemente arrecadar mais recursos aos cofres públicos.
173/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja disponibilizado veículo para transportar, em especial os alunos do Bairro Nossa Senhora Aparecida para a Escola Municipal Professora Alzira Álvares. O presente requerimento se justifica, visto o vereador ter sido procurado por pais desses alunos os quais relataram as dificuldades de chegarem até a Escola principalmente em dias chuvosos.
160/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de ceder local para a prática de ginástica laboral que vem sendo ministrada pelo professor Sidney em espaço ao ar livre, pois, com a chegada do período chuvoso não haverá local para esta prática. Sugere-se seja cedido espaço no clube municipal onde foi construída nova quadra. Sugerido ainda, seja cedido espaço na parte de cima do clube municipal, visto que a ginástica laboral acontece aos sábados no período da manhã momento em que não há movimento no local, e as quartas-feiras, lembrando que pelo horário não irá atrapalhar as atividades do clube. Tendo ressaltado que a adesão por este tipo de exercício está grande, pois, traz melhoras na saúde e bem estar das pessoas.
133/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja construída calçada do Estádio Tio Veio localizada no final da Rua São Benedito, entroncamento com a Rua Bonifácio Álvares da Costa. O presente requerimento, se justifica, tendo em vista, o recebimento de reclamações do excesso de sujeira, lixo e folhas, sendo os mais prejudicados os moradores próximos.
129/2021 / AO CHEFE DO SETOR DA USINA DE TRIAGEM E RECICLAGEM DE LIXO DO MUNICÍPIO Requer seja realizada a limpeza do canal do Córrego Quim Brito. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, várias pessoas que residem próximo do Córrego, terem comentado do mau cheiro devido ao escoamento de pouca água pela falta de chuva.
121/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada limpeza da quadra da Escola Municipal Professora Alzira Álvares, e alguns outros setores municipais que estão necessitando de limpeza. Requer também, seja realizada a limpeza geral tanto do Estádio Tio Veio, quando do Beira Rio.
114/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada com máquina no loteamento localizado na entrada da cidade, pois, mato está cobrindo todas as ruas, e a preocupação maior é com os meio fios, visto que, se também forem cobertos pelo mato, no momento da realização da limpeza haverá riscos de a máquina quebrá-los e desmanchar a construção que já está feita. Requer a limpeza do local, enquanto o mato não cobre totalmente os referidos meio fios, para que posteriormente não haja risco de perder todo o serviço já feito.
110/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja construído quebra molas, na Rua Oraida de Melo Costa, tendo em vista, ter sido procurado por várias pessoas que residem no local as quais informaram várias ameaças de acidentes com veículos que trafegam pelo trecho. Para evitar este risco, requer seja construído quebra molas, especialmente na esquina da saída da Loja da Sra. Terezinha Deró, passando por trecho de terra até o início da referida Rua.
105/2021 / AO EXECUTIVO Requer que possa ser destinado o recurso no valor de R$ 300.00,00 (trezentos mil reais), recebidos através de emenda parlamentar, para obras no Bairro Sítio Rotatória, localizado após o posto de combustível.
96/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja construído mata burro na entrada do \"Sítio Pais e Filhos\", cujo proprietário é o Sr. Marlei Américo de Freitas, localizado no Bairro Areias. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, a dificuldade na chegada da propriedade, pois, há colchete e também escoamento de água o qual dificulta a abertura do referido colchete.
92/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja construída calçada próximo ao Parque Infantil, localizado no final da Rua São Benedito, entroncamento com a Rua Bonifácio Álvares da Costa. O presente requerimento, se justifica, tendo em vista, que no local há o descarte de grande quantidade de lixo. Justifica-se também, pelo fato de o vereador ter recebido reclamações dos moradores ao entorno do Parque neste sentido, pois, são descartados móveis, e outros tipos de lixo fazendo com que a cidade fique com aparência/aspecto pouco atraente.
85/2021 / AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO, SR. JOSÉ GERALDO DA SILVA Requer seja realizado levantamento no local conhecido como \"Bairro Sítio Rotatória\", visando atender solicitação dos moradores do local, no intuito de conseguir junto a deputados, recursos financeiros para asfaltamento daquele local. Requer que neste levantamento conste o que é necessário para tal asfaltamento, e de que forma será feito o mesmo, pois, com tais dados, os moradores terão mais informações ao ir em busca do referido recurso para esta obra.
84/2021 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários e seja realizado asfaltamento do trecho que liga a Rua Oraida de Melo Costa, a Rua São Benedito, mais especificamente ao lado da Quadra de Esportes Municipal do Bairro Nossa Senhora Aparecida, até próximo da Loja da Terezinha Deró. Requer também seja realizado asfaltamento no trecho próximo da residência do Sr. Fernando Meleiro. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, amenizar a grande quantidade de poeira nestes locais.
83/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada a limpeza do canal do Córrego Quim Brito, fazendo a retirada das folhas as quais impossibilitam a passagem da água que permanece parada e causa mau cheiro, em todo trecho do Córrego. O presente requerimento se justifica, pois, retirando os galhos e folhas de dentro do canal do Córrego, a água irá escoar mais rápido reduzindo o mau cheiro que tem incomodado os moradores próximos do local.
79/2021 / CHEFE DO SETOR DE USINA DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO DO MUNICÍPIO Requer seja utilizado caminhão pipa para jogar água em trecho próximo da Loja da Terezinha Deró e Mercearia Souza, tendo em vista o excesso de poeira, uma vez que o tráfego de veículos pelo local aumentou. Requer também seja realizado este serviço no trecho compreendido entre a Rua Antonio Marcelino Ribeiro e a Avenida Otávia Augusta, mais especificamente, atrás da residência do cidadão Fernando Meleiro.
76/2021 / AO EXECUTIVO Requer que dentro das possibilidades, assim que houver condições financeiras, seja realizada pelo município a iluminação do trecho da Rodovia Azarias José Lemos, saída para Passos, o qual é muito utilizado por atletas que praticam caminhada. Justifica-se o presente requerimento, visto este vereador estar sendo bastante cobrado por tais frequentadores do local.
70/2021 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários no sentido de realizar a manutenção da quadra de esportes do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em especial a troca das luminárias, as quais estão caindo.
68/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja encontrada melhor forma de regularizar, e fazer a manutenção das roçadeiras pertencentes ao município no intuito de realizar o trabalho de limpeza das margens das estradas, não somente do Bairro Chapadão, mas também, de várias outras estradas rurais. Tendo esclarecido que a máquina está fazendo a manutenção das estradas, porém, as mesmas vem sendo fechadas pelo excesso de mato em suas margens, e que falta mesmo é a limpeza das laterais das referidas estradas. Justifica-se o presente requerimento, em face de diversas reclamações neste sentido.
67/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja encontrada melhor forma de regularizar, e fazer a manutenção das roçadeiras pertencentes ao município no intuito de realizar o trabalho de limpeza das margens das estradas, não somente do Bairro Chapadão, mas também, de várias outras estradas rurais. Tendo esclarecido que a máquina está fazendo a manutenção das estradas, porém, as mesmas vem sendo fechadas pelo excesso de mato em suas margens, e que falta mesmo é a limpeza das laterais das referidas estradas. Justifica-se o presente requerimento, em face de diversas reclamações neste sentido.
64/2021 / AO EXECUTIVO Requer construção de boca de lobo na Rua José Antunes de Melo com o objetivo de conter as enxurradas que causam acúmulo de areia e pedras na esquina daquela rua com a Rua vereador Paulo Ferreira próximo ao bar do Lica, podendo causar graves acidentes.
52/2021 / AO EXECUTIVO Requer implementação de um programa de reconhecimento e valorização do servidor público de Fortaleza de Minas nos aniversários anuais de tempo de trabalho em prol do município.
50/2021 / AO EXECUTIVO Requer operação tapa buracos no trecho compreendido entre a Rua Oraida de Melo Costa, passando pelos fundos do mercado do Pedrinho saindo na Rua São Benedito. Essa operação quando realizada pela primeira vez foi de grande valia, no entanto, com o passar do tempo, o trecho sofreu avarias e está em péssimas condições necessitando de nova operação tapa buracos.
49/2021 / AO EXECUTIVO Requer instalação de luminárias na quadra esportiva do bairro Nossa Senhora Aparecida. Em razão de que naquela quadra não há iluminação e muitos que a utilizam para a prática de esporte ou mesmo as crianças que brincam ali por lazer, estão prejudicados de usar a quadra no período noturno por não haver iluminação. Sabemos que o período que estamos enfrentando traz dificuldades a administração, porém nossa população também sofre por não ter locais amplos e abertos para prática de esporte e lazer, enfatizando que os solicitantes declaram tomar todas as medidas de distanciamento durante o uso da quadra.
41/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja realizado estudo de melhor posicionamento, para construção de quebra molas nas Ruas Oraida de Melo Costa e José Álvares da Costa, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. É importante frisar que tais construções deverão ser realizadas de forma a reduzir a velocidade dos veículos tanto que descem, quanto que sobem por essas Ruas, uma vez que, seja em qualquer dos dois sentidos, os veículos tem trafegado em alta velocidade, colocando em risco a vida de diversas crianças que residem nestes locais. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, diversas solicitações de moradores residentes nestas vias, que já há algum tempo requerem a construção dos referidos quebra molas pensando na segurança de todos.
40/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja realizada manutenção em mata burros na estrada sentido Bairro Perobas, próximo da propriedade do Sr. Divino Ananias, mais especificamente o segundo mata burro seguindo para a propriedade do Sr. Israel Queiroz. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o fato de haver sinalização demonstrando o problema, a qual foi feita pelos próprios cidadãos, para informar os riscos que tal mata burro oferece, visando ainda, evitar acidentes com quem trafega pelo local.
39/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer requerer sejam feitos os esforços necessários e seja realizada manutenção em trecho que liga da Rua Oraida de Melo Costa a Rua São Benedito, mais especificamente ao lado da Quadra de Esportes Municipal do Bairro Nossa Senhora Aparecida, até próximo da Loja da Terezinha Deró. Sugere-se seja utilizada resto de massa asfáltica de propriedade do município, a qual já foi utilizada na manutenção do referido trecho há algum tempo, dando mais durabilidade no trabalho realizado, bem como, facilitando também, tanto para os veículos quanto para os pedestres que trafegam pelo local.
38/2021 / AO EXECUTIVO Requer sejam verificadas as possibilidades, e seja contratado pelo município, profissional para ministrar aulas de ginástica funcional à população fortalezense, visando trazer bem estar e melhorar a qualidade de vida da mesma.
33/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de ser solicitado apoio junto ao Deputado Emidinho Madeira, no sentido de encaminhar recurso financeiro ao município, destinado a aquisição de grama sintética a ser colocada na quadra próxima das piscinas. Caso seja verificada a legalidade e não seja possível colocar a grama na referida quadra, requer que o recurso seja encaminhado, a grama seja adquirida, e seja construída nova quadra utilizando tal grama, no intuito de atender solicitação de diversas pessoas, pois, as quadras comuns são de piso de cimento e mais duras.
18/2021 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários no sentido de construir área de paisagismo, principalmente onde estão finalizando os trabalhos no loteamento Oraida de Melo, em especial, na margem da rodovia Azarias José Lemos, sentido Passos-MG, onde há espaço de propriedade da prefeitura de grande proporção, o qual necessita ser roçado, e seria uma ótima área de paisagismo e lazer. Tendo justificado que se tal área de jardinagem for construída neste momento, no futuro esta questão já estará resolvida para a prefeitura, uma vez, que o local fica na entrada da cidade, oferecendo uma vista melhor para aqueles que chegam e saem de Fortaleza de Minas. Requer ainda, a substituição da placa indicativa de divisa e chegada de município, que encontra-se bastante apagada/fosca, salientando que se trocarem, causarão boa impressão aos visitantes e demais cidadãos que trafegam pelo local. Por sugestão do vereador Ernane Dias, requer também seja construída área de paisagismo, próximo do antigo viveiro de mudas de café, atendendo a solicitações dos moradores próximos do local.
17/2021 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários no sentido de canalizar até o Córrego Quim Brito, a água das chuvas que desce pela Rua Mococa e atinge tanto a residência, quanto as plantações do cidadão Amarildo Valério. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, que o excesso de água que chega até a referida residência, está assoreando a plantação de verduras deste cidadão. Esclarecido pelo vereador que este trabalho é de fácil realização. Tendo solicitado agilidade no mesmo visto reclamações por parte do Sr. Amarildo Valério, o qual tem perdido grande quantidade de hortaliças plantadas, além dos danos que estão sendo causados no terreno.